quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Linha do tempo

486- Clóvis tornou-se rei dos francos e fundou a dinastia merovíngia, governante do Primeiro Estado Franco

732- Carlos Martel liderou os francos na derrota que impuseram aos invasores muçulmanos em Tours. Essa vitória impediu que os muçulmanos conquistassem a Europa
750- Carlos Magno tornou-se governante dos francos.

843- O tratado de Verdun dividiu o império de Carlos Magno em três partes, iniciando-se o desenvolvimento nacional da França, Alemanha e Italia.
987- Hugo Capeto tornou-se rei da França e fundou a dinastia capetíngia que governou até 1328.
A Conferência de Algecíras (1906), o sul do Marrocos foi reconhecido como área de influência francesa e, em 1912, foi estabelecido o protetorado francês.
1910, os territórios de possessão francesa foram agrupados sob a denominação de Federação da África Equatorial
Em novembro de 1954, começou a guerra da Argélia. Na França, vivia-se um clima de declínio e fracasso, que permitiu o retorno de Charles de Gaulle ao poder, sendo ele o negociador da independência da Argélia. No entanto, os líderes africanos buscavam a independência e negaram-se a integrá-la. Como aconteceu com Túnis, em 1954, e com o Marrocos, em 1958, as colônias francesas da África Negra conquistaram a independência, na década de 1960.
Com a Constituição de 1946, o Império francês passou a denominar-se União Francesa, o que exprimia a negação não só de independência, mas também de autogoverno.
A África Equatorial foi explorada por Pierre Savorgnan de Brazza, entre 1875 e 1880, e, em 1910, os territórios de possessão francesa foram agrupados sob a denominação de Federação da África Equatorial Francesa. Algo parecido ocorreu na África Ocidental, onde, após a ocupação da Costa Marfim (1883), Guiné (1896), Benín (1892), Senegal e Chade uniram-se a para formar a Federação da África Ocidental, em 1895. Na Indochina, os franceses concentraram seus esforços em Toquim, lugar que queriam converter em zona de acesso para a China. Ali, em 1884, estabeleceram um protetorado e, em 1893, proclamou-se a União Indochina.
912, foi estabelecido o protetorado francês.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Sites relacionados ao Império Franco e/ou Reino Franco:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Francoshttp:www.historiadomundo.com.br/idade-media/francos/http:

O Wikipedia fornece ao leitor bastante texto e mais informações sobre o Império Franco.Contem datas de acontecimentos importantes para esta civilização.

http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/francos/

Fala sobre outros povos e a pressao sobre os ostrogodos,visigodos e etc, ainda sobre a administração do Império Franco.

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=558

Quer imagens sobre o Imperio Franco? Entre aqui e verá muita informaçao e imagens sobre os Francos.


http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080317160420AAdPhXw

Respostas sobre o império franco de outros internautas que também tem duvidas sobre o império franco.